BIOLOGIA: Origem da vida, citologia, histologia; Classificação dos seres vivos;
Reprodução humana: sexualidade e adolescência; DSTs e AIDS; Genética: primeira
e segunda lei de Mendel, teoria cromossômica da herança, herança ligada ao sexo,
Sistema ABO, Fator RH; Evolução: conceitos, variabilidade genética, seleção
natural; Ecologia: ecossistemas brasileiros; Aquecimento global; Biodiversidade:
nomenclatura e taxionomia, vírus, riscos ambientais do lixo eletrônico.
FILOSOFIA:Concepção de mundo ou problema ontológico; Concepção de
conhecimento ou problema epistemológico; Concepção de homem ou problema
antropológico; Concepção de beleza e de ludicidade ou problema estético;
Concepção de sociedade ou problema ético-político: ética, política, moral, valores,
poder e estado, legalidade e legitimidade, liberdade, igualdade, justiça, direitos
humanos, meios de comunicação de massa.
FÍSICA: O sentido do aprendizado da Física; Medidas e unidades do SI; Cinemática
escalar e vetorial; Dinâmica newtoniana; Energia e trabalho; Estática; Gravitação;
Hidrostática; Temperatura e calor; Termodinâmica; Ondas e óptica; Noções básicas
de Eletricidade; Eletromagnetismo; Física moderna, componentes eletrônicos.
GEOGRAFIA: Espaço geográfico; Lugar; Paisagem; Território; Região; Orientação e
representação espacial; Fusos horários; Ambiente natural: ocupação,
preservação/conservação; Economia e sociedade: desigualdades mundiais;
Diversidade étnica e religiosa: conflitos sociais no Brasil e no mundo; Globalização:
diferenças regionais; Santa Catarina como lugar no/do mundo.
HISTÓRIA: Conhecimentos e conceitos produzidos historicamente pela
humanidade, presentes nos vários temas/conteúdos que compõem a História de
Santa Catarina, História do Brasil, História da América e História Geral;
Temporalidade, tempo/espaço, cultura, cotidiano, relações sociais e de poder,
gênero, etnia, Imaginário, memória, identidade, relações de produção, ideologia.
Mundo do trabalho e tecnologias.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: Texto e discurso: Conteúdo temático,
configuração estrutural e estilo; Intertextualidade/interdiscursividade: Eu e o outro;
Intertextualidade – Textos recorrentes. Interdiscursividade; A semântica textual:
conteúdo e forma/estruturação frasal e textual; Coesão/coerência: Emprego de
diferentes procedimentos linguísticos na superfície textual, lexicais (repetição,
substituição, associação), e/ou gramaticais (emprego de pronomes, conjunções,
numerais, elipses), ou seja, o sentido global do texto (coerência); Dialogismo,
polissemia, polifonia e heterogeneidade discursiva. Literatura brasileira: Escolas
literárias, metodologia para elaboração de projetos (normas ABNT).
ARTE: Conhecimentos artísticos, estéticos e culturais produzidos historicamente e
em produção pela humanidade; Conceitos de som, forma, cor, gesto, movimento,
espaço e tempo nas linguagens artísticas: musical, visual, cênica, articulados aos
processos de contextualização, produção artística e leitura de imagens e de obras
de arte.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Educação do corpo e do desenvolvimento humano; conceitos
de: ginástica, jogo, dança, esporte, dentro das diversas formas em que se
apresentam, quer no âmbito individual, quer no coletivo.
MATEMÁTICA: Números: números decimais, proporcionalidade e matemática
comercial/financeira, números complexos, análise combinatória; Álgebra:
sequências, progressões, polinômios; Relações e funções; Equações e inequações;
Matrizes e sistemas lineares; Geometria: representação geométrica no plano;
Geometria espacial; Geometria analítica; Trigonometria: relações trigonométricas no
triângulo retângulo, funções trigonométricas; Estatísticas: construção de tabelas e
gráficos utilizando editores de cálculo, média, mediana, moda e desvio padrão;
Probabilidade; Softwares Matemáticos; Noções de Matemática Financeira.
QUÍMICA: Propriedades da matéria; Estrutura atômica; Elementos químicos;
Substâncias, química do carbono e suas interações sob os pontos de vista histórico,
macro e microscópico, qualitativo, quantitativo e energético com a sociedade, a
tecnologia e a sustentabilidade. Identificar os componentes químicos que
Integram os componentes tecnológicos.
SOCIOLOGIA: Os conceitos de sociedade, trabalho e cultura nas diferentes
sociedades; Cultura e ideologia; Capitalismo e liberalismo; A sociedade capitalista:
teorias clássicas e interpretações; Estado e Movimentos Sociais; Política e Partidos
Políticos no Brasil.
ITALIANO: Língua estrangeira: instrumento de acesso a outras culturas; Leitura e
escrita: prioridade no ensino da língua estrangeira; Relações contextuais: fala e
escuta, leitura e escrita; Construção e reconstrução de frases, parágrafos e textos;
Interpretação de textos.
ESPANHOL: Língua estrangeira: instrumento de acesso a outras culturas; Leitura e
escrita: prioridade no ensino da língua estrangeira; Relações contextuais: fala e
escuta, leitura e escrita; Construção e reconstrução de frases, parágrafos e textos;
Interpretação de textos.
INGLÊS: Língua estrangeira: instrumento de acesso a outras culturas; Leitura e
escrita: prioridade no ensino da língua estrangeira; Relações contextuais: fala e
escuta, leitura e escrita; Construção e reconstrução de frases, parágrafos e textos;
Interpretação de textos. Ferramentas de tradução online. Inglês Técnico focado a
componentes eletrônicos, computacionais. Tradução e Interpretação de manuais.
(Apesar da grande importância da matéria, sentimos uma grande dificuldade em
achar material didático específico p/ matéria.)
INFORMÁTICA: Evolução Histórica, Conceitos Básicos de HW e SW. Introdução a
editores de texto e planilhas de cálculo e editores de apresentação. Introdução a
internet. Novas tecnologias de mercado, tópicos Avançados. Softwares livres.
MONTAGEM E MANUTENÇÃO: Identificação e resolução de problemas; Softwares
de diagnóstico;Placas, componentes e periféricos: Dispositivos de entrada e saída.
Técnicas para montagem de computador. Instalação e configuração de sistemas
operacionais; Configuração de SETUP e hardware. Manutenção corretiva,
preventiva e preditiva. Manutenção de redes de computadores; Confecção de cabos;
Comunicação entre computadores.
ELETRÔNICA: Eletricidade. Grandezas Elétricas. Instrumentação. Circuitos
Elétricos. Aterramentos. Magnetismo, Normas técnicas e Sistemas Digitais.
EMPREENDEDORISMO E GESTÃO: Conceitos de empreendedorismo;
Características de empreendedores; Planos de negócios; Tipos de negócios na área
de Informática; Criatividade, visão e oportunidades; pesquisa de mercado; Estudo de
casos: negócios de sucesso e fracasso; análise de características comuns;
estratégias de vendas e técnicas de negociação; Plano de Marketing; Plano
financeiro; Plano de negócios.
REDES: Conceitos Básicos sobre Comunicação de Dados e redes de
computadores. Internet: Parâmetros, Topologias, Modelos de Comunicação em
redes Camadas do Modelo /Arquitetura TCP/IP, Camada de aplicação: aspectos
gerais e estudos dos modelos de interação de aplicações TCP/IP,HTTP ,FTP,
SMTP, DNS, Implementação de Redes. Gerência de Redes e Segurança, Conceitos
de segurança da informação, (Firewall e Antivírus de redes). Tecnologias de redes
sem fio e cabeamento estruturado.
SISTEMAS OPERACIONAIS: Tipos de sistemas operacionais: Windows, Linux e
outros. Históricos, funcionamento, instalação e configuração de sistemas
operacionais. Intalações de Drivers. Arquitetura e funcionamento.
PRÁTICAS PROFISSIONAIS: as práticas profissionais podem se dar por meio de : Estágio não obrigatório na área do curso;
- Projeto de inovação para solução de problemas constatados no estudo da região/país. e/ou
- Projetos de produtos ou serviços: Identificar e transformar potencialidades regionais em oportunidades.
- Atividades práticas de desenvolvimento das tecnologias relacionadas à montagem, manutenção e redes de computadores.
Quaisquer uma das práticas escolhidas devem acompanhar Relatório Final escrito.
OBS: Nesta ementa constam os conteúdos mínimos a serem trabalhados, podendo ser adicionados novos conteúdos de acordo com o plano anual do professor de cada disciplina.
0 comentários:
Postar um comentário